GDF Anuncia Expansão do Metrô de Samambaia com Investimento de R$ 319 Milhões

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu um passo importante para a mobilidade urbana ao lançar, nesta quarta-feira (19), a ordem de serviço para o início das obras de expansão da linha de Samambaia do Metrô-DF. Com um investimento de R$ 319,7 milhões, provenientes do GDF e do BNDES, a ampliação promete beneficiar até 15 mil passageiros diários a mais, conectando Samambaia a outras regiões do DF.

A vice-governadora Celina Leão, representando o governador Ibaneis Rocha, destacou a importância da obra, aguardada há anos pela população. As intervenções começam de imediato na estação do Parque Gatumé, com a drenagem inicial.

A expansão compreenderá 3,6 km de nova via, com duas estações modernas: a estação nº 35, na QR 111, e a estação nº 36, na QR 117, ambas estrategicamente localizadas próximas a equipamentos públicos, como a UPA, o Centro Olímpico e o Caic Ayrton Senna. A obra também prevê três viadutos, quatro passarelas aéreas, redes de drenagem, pavimentação, sistemas de energia e telecomunicações.

O consórcio CG – JFJ, vencedor da licitação, será o responsável pela execução do projeto, que faz parte do Plano Diretor de Transporte Urbano do DF (PDTU-DF), conforme a lei nº 4.566 de 2011.

Para acompanhar essa expansão, o Metrô-DF já planeja a aquisição de 15 novos trens para atender às linhas de Samambaia e Ceilândia. A previsão é que o primeiro evento do processo de compra desses trens ocorra em abril.

A linha de Ceilândia também terá 2,3 km adicionais, com duas novas estações que cruzarão a cidade até próximo à BR-070, estimando um aumento de 22 mil passageiros diários. Com todas as obras concluídas, a capacidade do Metrô-DF saltará de 180 mil para 420 mil passageiros por dia.

Paralelamente, foi aberta a licitação para estudos de viabilidade da Linha 2, que conectará o Gama, Santa Maria, Recanto das Emas, entre outras regiões, ao Plano Piloto e à Esplanada dos Ministérios. O prazo para apresentação dos resultados será de 13 meses após a assinatura do contrato.

Essa expansão é vista como essencial para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida, oferecendo um transporte público mais eficiente e integrado. Samambaia, com quase 300 mil habitantes, será diretamente beneficiada, com mais acessibilidade e desenvolvimento socioeconômico.

Para completar, o GDF também está testando a gratuidade no transporte público durante o Carnaval e implementará a medida aos domingos e feriados a partir de 1º de março, em uma tentativa de avaliar o impacto e melhorar a inclusão social por meio do transporte.

A expansão do metrô no DF é um avanço importante, que fortalece a mobilidade urbana, gera emprego, movimenta a economia e melhora significativamente o cotidiano da população.

Últimas