A frota de ambulâncias da rede pública do Distrito Federal (DF) será ampliada e modernizada com a aquisição de 62 novos veículos pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Desses, 30 foram entregues na Praça do Buriti na manhã desta terça-feira (30). O investimento total foi de R$ 17.888.530, provenientes do Sistema Único de Saúde e emendas parlamentares, para a compra de 50 ambulâncias de suporte básico tipo B e 12 ambulâncias para o Samu.
As ambulâncias tipo B atenderão os hospitais regionais do Hran, HRGU, HRL, HRS, HRP, HRBZ, HRG, HAB e Hmib. Elas passarão por processos de conferência de equipamentos, documentação, emplacamento junto ao Detran-DF e elaboração de seguro. A vice-governadora Celina Leão destacou os investimentos na saúde, mencionando melhorias nas UBSs, contratação de pessoal e avanços tecnológicos. A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, afirmou que as novas viaturas aliviarão o trabalho do Samu e dos hospitais, melhorando o tempo de resposta nas emergências.
Desde 2019, o GDF investiu mais de R$ 48,4 bilhões para ampliar e melhorar os serviços públicos de saúde. Recentemente, iniciou a instalação de 1.100 aparelhos de ar-condicionado na rede pública, com a primeira remessa no Hmib. Reformas em cozinhas de diversas unidades e a nomeação de milhares de servidores públicos também fazem parte das ações do governo para modernizar e equipar as unidades de saúde do DF.