Os brasilienses voltaram a tirar casacos, toucas e cachecóis do armário para enfrentar as baixas temperaturas que chegaram à capital. E, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio continua durante o fim de semana.
Nesta sexta-feira (16/5), a sensação térmica chegou a 9°C, apesar da temperatura mínima registrada nos termômetros ter sido de 14°C. A máxima prevista para o dia é de 26°C. As mesmas condições devem se manter nos próximos dias.
De acordo com o meteorologista do Inmet, Danilo Fiden, o Distrito Federal está entrando no período de transição para o inverno, marcado por ventos mais intensos e clima seco. “Estamos com ventos mais fortes nos últimos dias, combinados à baixa umidade. Isso intensifica a sensação de frio”, explica.
O especialista alerta ainda para o início do período seco, que costuma durar até agosto, exigindo cuidados especiais com a saúde.
Orientações do Inmet:
- Evite exposição prolongada ao vento e ao ar seco;
- Mantenha boa ingestão de líquidos ao longo do dia;
- Proteja as vias respiratórias, especialmente se você tem alergias ou doenças respiratórias crônicas.
A população deve se preparar para mais dias frios e secos, características típicas do inverno brasiliense. A previsão é de que as temperaturas sigam baixas ao amanhecer, com aquecimento leve à tarde, mantendo o padrão dos últimos dias.