Por Josiel Ferreira
O Delegado de Polícia Civil, Deputado Distrital e administrador, Fernando Batista Fernandes (Pros), recebeu a Blogueira Ana Paula com seu projeto Mulher Capital Brasília, que passou o dia na maior região administrativa do Distrito Federal, Ceilândia.
O projeto Mulher Capital Brasília tem como objetivo conhecer a sua cidade e suas demandas e Ceilândia foi o ponta pé de muitas que virão. Ao lado do Blogueiro da cidade Josiel Ferreira acompanhou essa visita.
Deputado distrital eleito com 29.420 votos, Fernando Fernandes por onde passa é reconhecido pelo bom trabalho à frente da Administração.
Semeando a terra – Fernando Fernandes é filho de retirantes do Nordeste. O pai era funcionário da construção civil e a mãe, dona de casa que lutava pela educação dos sete filhos. O casal chegou a Brasília atraído pelo sonho de JK e em busca de uma vida melhor.
Fernando nasceu em 1969 na querida Ceilândia. Faz parte da primeira geração de brasilienses legítimos. E agora quer melhorias e qualidade de vida para os ceilandenses, através projetos e serviços de qualidade.
O menino Fernando tinha treze anos. Pouca idade, mas ele já mostrava que isso não o impediria de voar. Aos 13, já trabalhava para ajudar nas despesas de casa, ganhar seu próprio dinheiro e amadurecer. Foi vendedor ambulante, lavador de carros, cobrador de ônibus, feirante e aos 19 anos, em 1989, construiu churrasqueiras do Clube dos Delegados (ADEPOL).
E a pequena Ceilândia ficou pequena para tanta determinação em crescer. Estudou e se formou e passou em vários concursos públicos. Foi servidor da Secretaria de Saúde do DF e chefe do administrativo do Centro de saúde nº 2 de Samambaia e passou pelo Hospital Sarah Kubitschek.
Era o início de uma trajetória brilhante e respeitada como escrivão e depois assumiu como Delegado de Polícia. Esse esforço foi recompensado em 2013, quando se tornou Conselheiro Tutelar de Ceilândia.
Colhendo frutos – O apoio dos Ceilandenses, com 29.420 votos, foi adquirido levantando as bandeiras dos projetos que envolvam educação, principalmente em tempo integral, além de disponibilizar emendas para a área com foco em construção de escolas em áreas periféricas.
À frente da Administração, Fernando tem como missão de levar tranquilidade aos moradores do setor, com muita vontade e dedicação da equipe que o acompanha, conseguiram acabar com as gangues que assombravam Ceilândia. ”Sempre acreditei que o lugar da polícia é ao lado da população. Com muito trabalho e apoio da comunidade, pacificamos o Sol Nascente e trouxemos a esperança para o povo”.
Essa personalidade forte e determinada alimentou um dos capítulos mais importantes da vida de Fernando. Para ele, o Distrito Federal representa mais do que apenas ocupar uma cadeira na Câmara Legislativa. É a oportunidade de devolver à cidade que o ajudou a ser quem é.
“É importante o Estado ingressar em educação, cultura, esporte e laser, os jovens serão seduzidos pela criminalidade. O investimento em educação é um ponto de prevenção à criminalidade. É preciso investir em escolas para não se investir em presídios”, desabafou Fernando em conversa com Mulher Capital Brasília e Tudo Ok Notícias.
“E é assim, semeando um futuro de prosperidade, que Brasília voltará a ser uma terra de oportunidades e esperança para todos”, finaliza o administrador Fernando Fernandes.
Café da Manhã – A blogueira Ana Paula, começou o dia em Ceilândia, por volta das 9h desta sexta-feira (7), acompanhada do jornalista Josiel Ferreira e do líder comunitário de Ceilândia, Maninho (ex-assessor do Senador Hélio José), na padaria Vitrine localizada no setor P Sul para um café da manhã.
Outro encontro ocorreu na casa da líder comunitária dona Aidê Araújo, moradora da Ceilândia Norte que apoiou o governador Ibaneis Rocha, quando era candidato ao governo do Distrito Federal. “Ibaneis todas as vezes quando vem a Ceilândia, ele me liga. Tem muito orgulho dele”, relatou dona Aidê.
Devota de Nossa Senhora, dona Aidê guarda até hoje um banner da campanha de 2018 do governador Ibaneis.
Ana Paula (Mulher Capital Brasília), fez questão de conhecer a Feira de Ceilândia e, por extensão, conhecer a Barraca da famosa Galega.
A voz rouca da Galega se sobrepõe ao murmurinho da feira. Diante dela, 12 panelões fumegando, algumas panelinhas avulsas e, ao lado, a chapa com linguiça, carne de sol e mandioca. Quase meio-dia de sexta-feira, o administrador liga para a blogueira e vamos ao encontro do prefeito.