Drenar DF: Programa de Drenagem do DF em Fase Final

As obras do Drenar DF, o maior programa de escoamento e captação de águas pluviais do Distrito Federal, estão perto da conclusão. De um total de 7,7 km de túneis projetados, 7,5 km já foram executados, facilitando o escoamento de água e reforçando a proteção das galerias com anéis de aço corrugado. Em visita recente ao local, a governadora em exercício, Celina Leão, acompanhou de perto os trabalhos realizados pela equipe do Governo do Distrito Federal (GDF).

A construção da bacia de contenção às margens da L4 Norte, localizada no Parque Urbano Internacional da Paz, será fundamental para reduzir a pressão do volume de água que desemboca no Lago Paranoá. Essa estrutura permitirá que a terra e os resíduos trazidos pelas chuvas sejam depositados no fundo da lagoa, melhorando a qualidade das águas pluviais.

A decisão de realizar esta obra desafiadora, subterrânea e complexa, foi tomada pelo Governo Ibaneis Rocha em parceria com a Terracap. “É uma obra necessária para o bem-estar dos cidadãos e para preservar vidas”, afirmou Celina Leão, destacando o compromisso da gestão com o cuidado com a população, especialmente nas áreas sujeitas a alagamentos na Asa Norte.

No momento, a fase final dos trabalhos está focada na escavação de um trecho de 126 metros de solo rígido entre a bacia e a via L2 Norte e outros 5 metros próximos ao Autódromo de Brasília. O secretário de Governo, José Humberto Pires, comentou o progresso: “Apesar do solo rochoso, as empresas estão avançando para concluir a obra em breve.”

Izidio Santos Junior, presidente da Terracap, explicou que a equipe da obra foi ampliada para acelerar os trabalhos nesse trecho mais complexo. Com o aumento no efetivo, a expectativa é que a obra seja finalizada em menor tempo.

Entre as etapas do Drenar DF, estão previstas 306 unidades de bocas de lobo, das quais 190 já foram concluídas. Além disso, dos 107 poços de visita projetados, todos já passaram pela fase de escavação e montagem, e alguns dos acessos à rede alcançam até 21,3 metros de profundidade.

A primeira etapa do programa abrange áreas ao redor da Arena BRB e diversas quadras da Asa Norte, incluindo cruzamentos importantes como a W3 e W5 Norte, o Eixão e a L4 Norte. Para a segunda etapa, que atenderá outras quadras da Asa Norte, a Terracap já concluiu o projeto, que aguarda recursos e aprovação.

O Parque Internacional da Paz, que abriga a lagoa de contenção, terá uma área verde de 5 mil m², com esculturas, 249 árvores e arbustos de espécies sombreadoras e frutíferas, como magnólias, aroeiras e jabuticabeiras. Uma ciclovia de 1,1 km também será implementada, proporcionando um espaço agradável e sustentável para a população.

Últimas