Nesta sexta-feira (14), o ensino público do Distrito Federal recebeu um reforço significativo com a nomeação de 3,4 mil novos servidores. Em cerimônia realizada em frente ao Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha assinou o decreto que inclui 3.104 professores da educação básica, 80 pedagogos e orientadores educacionais, e 258 gestores de política pública e gestão.
Com esta nomeação, a gestão de Ibaneis Rocha alcançou 11.989 concursados nomeados na Educação desde janeiro de 2019, superando os 11.430 convocados entre 2011 e 2018. Este é o maior número de nomeações da história do Distrito Federal em um único chamamento. As vagas previstas no concurso, incluindo cadastro reserva, foram preenchidas em menos de um ano. Os nomeados têm até 30 dias para tomar posse e 5 dias adicionais para entrar em exercício. Os professores serão distribuídos prioritariamente nas áreas com maior necessidade de docentes.
O governador Ibaneis Rocha destacou o impacto positivo das nomeações na qualidade do ensino, enquanto a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância da boa formação e qualificação dos profissionais. Segundo o secretário de Economia, Ney Ferraz, essas nomeações representarão um investimento de mais de R$ 1 bilhão na folha de pagamento da Educação até 2026.
A professora Valéria Rosa Alves, nomeada após 15 anos como contratada temporária, celebrou a estabilidade e segurança proporcionadas pela efetivação.