Reconhecimento nacional destaca políticas públicas do GDF voltadas à erradicação da fome e à promoção de alimentação saudável e sustentável
O Distrito Federal conquistou o primeiro lugar no Selo Betinho, concedido anualmente pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Ação da Cidadania, em reconhecimento aos avanços e esforços permanentes no combate à fome e na garantia da segurança alimentar.
O prêmio avalia as localidades que cumprem metas voltadas a assegurar o acesso contínuo e de qualidade à alimentação, considerando fatores como transparência, orçamento investido e participação social.
Por sua característica híbrida de estado e município, o DF foi incluído na seleção nacional e ficou entre as três capitais premiadas, à frente de Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). A conquista reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a erradicação da fome e o fortalecimento das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.
Em entrevista ao programa Papo Social, veiculado no canal da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) no YouTube, a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Vanderlea Cremonini, explicou os critérios da premiação.
“O Selo Betinho analisa as boas práticas em segurança alimentar e nutricional, os projetos desenvolvidos para garantir o acesso à alimentação, quantas pessoas são atendidas e quanto de orçamento é investido. Tudo isso é pontuado. Quanto maior a transparência e o envolvimento da sociedade civil, melhor o índice da localidade”, destacou a gestora.
Para conquistar o selo, os municípios e estados devem cumprir pelo menos 70% das propostas sugeridas pela Ação da Cidadania, que envolvem fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), estabelecimento de políticas públicas estruturadas, promoção de alimentação saudável e incentivo à participação social.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, celebrou o reconhecimento, destacando o trabalho integrado entre diferentes órgãos do GDF.
“Ficar agora em primeiro lugar no Brasil, além de gratificante, mostra que nossa política de segurança alimentar e nutricional é referência e está à frente por ser intersetorial. Ela alia programas da Sedes-DF e de outras pastas, como a merenda escolar, da Secretaria de Educação, e as ações de agroecologia e incentivo à produção agrícola, da Secretaria de Agricultura. É um conjunto de esforços que garantiu essa premiação”, afirmou.
O Selo Betinho leva o nome do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, fundador da campanha Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, símbolo da mobilização social pelo direito humano à alimentação adequada.
Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)


