O Governo do Distrito Federal (GDF) obteve o respaldo do Congresso Nacional para a nomeação de 1.284 policiais militares e 800 policiais civis ainda em 2024. Nesta quarta-feira (8), a vice-governadora Celina Leão liderou uma comitiva na Câmara dos Deputados em busca de apoio dos parlamentares para a modificação da Lei Orçamentária Anual da União deste ano, que permitirá a nomeação de mais candidatos aprovados em concursos na área de segurança pública.
Ao lado da vice-governadora estavam o secretário de Economia, Ney Ferraz Júnior; o delegado-geral da PCDF, José Werick; e o deputado distrital João Hermeto. “Esta conquista é mais um avanço para o GDF. Estivemos na Câmara dos Deputados para dialogar com o presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), deputado Julio Arcoverde (PP-PI), que se comprometeu a incluir a autorização orçamentária para a contratação de policiais militares e civis”, enfatizou Celina Leão.
Os salários dos servidores das forças de segurança são custeados com recursos do Fundo Constitucional, repassados pelo governo federal. Esse fundo é destinado ao financiamento da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, além de prover assistência financeira para a execução de serviços públicos de saúde e educação.
A Secretaria de Economia estima que a despesa com a nomeação desses profissionais ainda em 2024 será de aproximadamente R$ 318,3 milhões. “Estamos seguindo as diretrizes do governador Ibaneis Rocha. Este é um pleito legítimo que resultará em uma melhoria significativa na atuação das forças de segurança do DF. Confiamos que os deputados compreenderão a importância dessa iniciativa”, complementou Ney Ferraz. O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destacou que as nomeações reforçam o compromisso do GDF em recompor o efetivo. “Para mitigar o impacto dessa defasagem, temos investido em tecnologia, gestão e inteligência, em conjunto com o excelente trabalho e dedicação dos profissionais de segurança, o que tem contribuído para a redução da criminalidade no Distrito Federal”, ressaltou Avelar.
Segue abaixo a relação de pedidos de nomeações:
Polícia Militar:
- 1.200 soldados
- 49 alunos do primeiro CFO/cadetes
- 35 oficiais de saúde
Polícia Civil:
- 600 agentes de polícia
- 200 escrivães de polícia