A renovação da frota de ônibus do Distrito Federal avançou com a entrega de 23 novos coletivos da Viação Marechal. Os veículos foram vistoriados pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e começaram a operar na última semana.
Fabricados dentro do padrão ambiental Euro 6 — Proconve P8, os ônibus reduzem em até 80% a emissão de gases poluentes, conforme a tecnologia mais recente adotada no país.
Os novos coletivos são equipados com ar-condicionado, elevador de acessibilidade, câmeras de monitoramento e sistema de GPS. Outra característica é a presença de portas em ambos os lados, permitindo a circulação em diferentes tipos de corredores, como o Boulevard do Túnel Rei Pelé e as faixas exclusivas da EPTG e da Epig.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou os ganhos ambientais e operacionais da nova frota.
“Além de ser a frota menos poluente e a maior frota de ônibus do país com a tecnologia Euro 6, que em toda sua cadeia produtiva de fabricação do ônibus polui menos até que o carro elétrico”, afirmou.
Os veículos também contam com o dispositivo conhecido como “anjo da guarda”, mecanismo que impede a movimentação do ônibus enquanto as portas não estiverem completamente fechadas, ampliando a segurança dos passageiros.
A aquisição integra o processo de substituição de veículos antigos e faz parte da etapa final de renovação da frota da Viação Marechal. Com as novas unidades, a empresa já renovou mais de 71% dos 510 ônibus em circulação.
Outros 147 coletivos estão previstos para serem entregues até abril de 2026, completando a modernização integral da frota.




