A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) e a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), por meio da Escola de Saúde Pública do DF (ESPDF), lançaram o curso online “Transfusão de Hemocomponentes: da Captação à Hemovigilância”. Livre e autoinstrucional, oferece certificação de 36 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 27 de junho, de forma online.
Bárbara Berçot, diretora da Hemorrede do Hemocentro de Brasília, destaca que a iniciativa representa um avanço na qualificação dos profissionais da área. “O curso foi desenvolvido com dedicação e fruto de uma parceria estratégica. É um marco para a hemoterapia no DF, promovendo atualização profissional a distância”, afirmou.
A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha, ressaltou a importância da colaboração entre as instituições. “Este curso é resultado da união de esforços e posiciona o Hemocentro como referência na capacitação de profissionais da área”, disse.
O curso aborda temas como introdução à hemoterapia, captação intra-hospitalar de doadores, produção de hemocomponentes, Pacient Blood Management (PBM), fluxos e procedimentos de solicitação e preparo dos hemocomponentes.
Para obter o certificado, os participantes devem concluir todas as aulas, atingir 70% de acertos nas avaliações e preencher o questionário de satisfação.
Essa iniciativa reforça o compromisso da FHB e da Fepecs com a qualificação dos profissionais de saúde e a melhoria dos processos de hemoterapia no DF.