Combate à Dengue no DF Continua Mesmo Durante a Estiagem

Nesta segunda-feira (1º), equipes da Secretaria de Saúde visitaram o Setor Oeste da Estrutural para combater a dengue. Seis agentes de vigilância ambiental inspecionaram as residências da Quadra 6, realizando vistorias e conscientizando sobre o mosquito Aedes aegypti.

“O nosso trabalho é contínuo, não se limita a períodos de epidemia. Realizamos inspeções e orientações ao longo de todo o ano”, destacou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos. Maria Aparecida Jesus, catadora de 42 anos, foi uma das primeiras a receber os agentes: “É importante que eles venham para prevenir. Aqui em casa nunca tivemos casos porque tomamos todos os cuidados.”

Além das visitas, os agentes utilizam armadilhas chamadas ovitrampas para monitorar e identificar locais com maior incidência do mosquito. “Temos 1.900 armadilhas e planejamos instalar mais 6.000 até o final do ano. O trabalho de mobilização também continua durante a seca, percorrendo escolas e setores da SES”, explicou Fabiano dos Anjos. José Aparecido Miranda Oliveira, agente de vigilância ambiental, enfatizou a necessidade de manter a vigilância: “Mesmo na estiagem, orientamos a população sobre a importância de se manter alerta, pois a dengue pode ocorrer nesse período.”

Valdete de Jesus, 47 anos, também destacou a importância das visitas: “Sempre recebo os agentes. A dengue é uma doença muito ruim, então faço de tudo para evitar focos aqui em casa.”

Últimas