Comandante-geral da PMDF lamenta morte de jovem no Recanto das Emas e reforça canais de apoio às mulheres

Foto Divulgação

Nesta terça-feira (17/2), a comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Ana Paula Habka, lamentou a morte de uma jovem de 23 anos, cujo corpo foi encontrado dentro de casa, no Recanto das Emas. De acordo com informações preliminares, o caso é investigado como feminicídio.

O companheiro da vítima foi encaminhado à 27ª Delegacia de Polícia, no Recanto das Emas, onde prestaria depoimento. A ocorrência segue em apuração pelas autoridades competentes.

Em entrevista aos jornalistas Ronayre Nunes e Adriana Bernardes, a comandante destacou os esforços das forças de segurança na prevenção de crimes, especialmente durante grandes eventos.

“São fatos que realmente precisamos combater. A Polícia Militar atuou de forma intensa, inclusive durante o Carnaval, com uma inovação importante: a Sala Lilás itinerante. A iniciativa não apenas ajuda a evitar ocorrências durante as festas, mas também divulga essa modalidade de policiamento, que já está disponível em todas as regiões administrativas do DF”, afirmou.

A coronel também reforçou a importância das estruturas especializadas no atendimento às mulheres, como o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) e a Prevenção Orientada à Violência Doméstica e Familiar (Provid).

Segundo ela, é fundamental que as mulheres conheçam os serviços disponíveis para buscar ajuda e formalizar denúncias, principalmente em situações de violência ou ameaça.

“Temos trabalhado em conjunto com outras secretarias do governo. Cada caso é único, mas, ao perceber sinais de violência ou abuso, a mulher pode procurar suporte em qualquer quartel da PMDF ou entrar em contato com o Provid para receber orientações e acolhimento humanizado.”

A comandante ressaltou ainda que, em situações emergenciais, o acionamento deve ser imediato.

“Ligando para o 190, o atendimento é direcionado ao Copom Mulher. Também é possível buscar apoio pelo 180, que funciona 24 horas por dia. Todos esses canais são voltados à proteção e ao atendimento da mulher.”


Onde pedir ajuda

  • 190 – Polícia Militar (PMDF)
  • 197 – Polícia Civil (PCDF)
  • 180 – Central de Atendimento à Mulher (denúncias anônimas, 24h)

Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam)

  • Deam 1 – Asa Sul
    EQS 204/205 – Atende todo o DF (exceto Ceilândia)
  • Deam 2 – Ceilândia
    Setor M, QNM 2 – Atendimento em Ceilândia

Outros canais de apoio

  • Ouvidoria das Mulheres (CNMP)
    WhatsApp: (61) 9366-9229
    Telefones: (61) 3315-9467 / 3315-9468
  • Ouvidoria Nacional da Mulher (CNJ)
    Telefone: (61) 2326-4611

Últimas