A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por meio da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pelo deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), lançou o concurso de redação 2025, voltado a estimular a produção textual, o pensamento crítico e a participação cidadã de estudantes da rede pública do DF.
Podem participar alunos do ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio, incluindo turmas regulares e o terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). São duas categorias: ensino fundamental e ensino médio.
Tema e eixos do concurso
O tema definido para o concurso é “O lugar onde vivo e o futuro que quero”, dividido em dois eixos:
- Juventude, direitos e pertencimento: por um DF mais justo e inclusivo
- Comunidade e solidariedade: as redes de apoio que constroem o futuro
Os estudantes devem escolher um dos eixos e escrever uma redação em prosa, no gênero manifesto, articulando experiências pessoais no DF com reflexões críticas e propostas viáveis para o desenvolvimento social.
Prazos
As redações devem ser produzidas em sala de aula até 25 de novembro. Após isso, cada escola fará a seleção interna das melhores produções até o início de dezembro, podendo enviar até seis redações por categoria à CAS até 16 de dezembro.
Premiação
A comissão avaliadora escolherá até 10 redações por categoria, premiando duas em cada uma. Os vencedores serão anunciados no portal da CLDF, e a entrega dos certificados e homenagens ocorrerá em 2026 durante cerimônia na Câmara Legislativa. Entre os prêmios estão smartphones, tablets e notebooks, contemplando também os professores orientadores.
O concurso é uma oportunidade para que os estudantes reflitam sobre seu papel na sociedade e fortaleçam o protagonismo estudantil.
Acesse o edital completo e participe.


