A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) homenageou, com uma moção de louvor, o estudante Rafael Kessler Ferreira, de apenas 11 anos, pela criação de uma fórmula matemática que recebeu validação de professores da Universidade de Brasília (UnB). A proposta foi feita pelo deputado distrital Gabriel Magno (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura.
Batizada de “fórmula Kessler”, a descoberta surgiu a partir de um exercício da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Após a elaboração, a fórmula foi apresentada a professores da UnB e validada pelos docentes Rui Seimetz e Igor dos Santos Lima, do Departamento de Matemática.
Durante a solenidade, realizada na última segunda-feira (25), Gabriel Magno destacou a importância de valorizar talentos e fortalecer a educação científica.
“É preciso ter política pública voltada para o fortalecimento da educação científica”, afirmou.
A mãe do estudante, Robertha Munique Oliveira, também chamou atenção para a falta de suporte adequado às crianças superdotadas no país, defendendo mentorias com professores universitários.
“A gente quer que o Rafael e outras crianças com esse potencial sejam assistidas. Hoje a criança superdotada no Brasil ainda não foi vista na sua totalidade”, ressaltou.
A iniciativa da CLDF busca não apenas reconhecer o feito individual de Rafael, mas também incentivar políticas públicas que valorizem a ciência e deem oportunidades para jovens talentos.