A vice-governadora Celina Leão realizou a entrega de 20 Contratos de Concessão de Direito de Uso (CDU) nesta segunda-feira (9), no Paranoá, beneficiando produtores rurais de várias regiões do Distrito Federal, como Santo Antônio dos Guimarães, Quebrada dos Neres, e Sobradinho dos Melos. A ação, promovida pela Empresa de Regularização de Terras Rurais (ETR), faz parte dos esforços para a regularização fundiária, promovendo o acesso à terra de maneira justa e sustentável. Essa medida contribui para o desenvolvimento agrícola, social e ambiental no DF.
Celina Leão destacou a importância de proporcionar segurança jurídica aos produtores rurais, reafirmando o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a produção rural local. A vice-governadora também mencionou os desafios enfrentados devido às mudanças climáticas e à intensificação da seca, que atingem níveis inéditos na região. “A área rural do DF é estratégica e quem cuida são vocês que estão plantando. Ao conseguir entregar esse documento, deixamos um legado positivo”, afirmou. Ela ressaltou que o produtor rural é essencial para o desenvolvimento sustentável da região, especialmente em tempos de seca intensa e incêndios criminosos que comprometem plantações e pastagens.
A posse dos CDUs proporciona aos produtores maior segurança para obter financiamentos e investimentos, além de garantir a ocupação legal da terra. Em 2024, já foram entregues mais de 300 documentos de regularização para diferentes comunidades rurais do Distrito Federal, reforçando o compromisso do governo com o fortalecimento da economia local e a sustentabilidade agrícola.