O icônico Castelinho do Parque da Cidade passará por uma reforma estrutural visando preservar e renovar esse espaço emblemático. Para isso, será realizado um investimento de aproximadamente R$ 250 mil com o objetivo de restaurar esse equipamento público. O local foi interditado para dar início aos trabalhos e os brinquedos danificados já foram removidos.
A decisão de realizar a reforma foi tomada após a visita semanal da equipe técnica do Parque da Cidade. Durante a inspeção, foram identificados alguns problemas estruturais no Castelinho, o que levou à imediata solicitação à empresa responsável pela manutenção para isolar e interditar o espaço a fim de iniciar a recuperação. Carlos Mohamed, chefe da Assessoria de Obras e Infraestrutura da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), explica: “Identificamos problemas estruturais no Castelinho e imediatamente solicitamos à empresa de manutenção o isolamento e a interdição do espaço para sua recuperação”.
Os serviços de reforma envolverão a substituição do concreto danificado e das armaduras de ferro enferrujadas. Também será realizado um reforço estrutural com a adição de concreto e ferro. “Já iniciamos o trabalho de remoção dos brinquedos que não podem ser recuperados. Na próxima segunda-feira, daremos início à parte estrutural”, afirma Mohamed. Ele acrescenta: “Estamos em contato próximo com a empresa para agilizar todo o processo e liberar os brinquedos gradualmente”. A reforma será executada por uma equipe de dez funcionários, que trabalharão de segunda-feira a sexta-feira.
Desde o início do ano, o Parque da Cidade tem recebido reparos nos brinquedos. Mais de 15 equipamentos voltados para o público infantil já foram restaurados na área do Parque Ana Lídia.
Além disso, o Governo do Distrito Federal (GDF) está trabalhando na implantação de um playground inclusivo, com brinquedos acessíveis e piso emborrachado. “Já realizamos um levantamento e estamos finalizando os estudos para efetuar a compra dos brinquedos”, adianta Carlos Mohamed.