Carnaval Seguro: GDF Reforça Estoque de Preservativos e Amplia Ações de Prevenção

Para garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval, o Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A Secretaria de Saúde (SES-DF) disponibilizou 400 mil camisinhas externas e 45 mil internas, anteriormente conhecidas como masculinas e femininas, respectivamente. Deste total, cerca de 200 mil preservativos serão distribuídos durante os eventos carnavalescos.

Os preservativos estão acessíveis para todos os tipos de relações sexuais (oral, anal e vaginal) e podem ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin), na 508 Sul. “As pessoas podem retirar uma quantidade que considerem suficiente para se prevenir e tirar dúvidas nas UBSs”, ressalta o psicólogo Sérgio d’Ávila, da Vigilância Epidemiológica das ISTs.

Profilaxia e Testagem

Além do uso de preservativos, a prevenção pode ser feita por meio da Profilaxia Pré-Exposição (Prep), que reduz o risco de infecção antes da relação sexual, e da Profilaxia Pós-Exposição (Pep), indicada para situações de risco e que pode ser realizada até 72 horas após o contato desprotegido.

O teste rápido para ISTs está disponível em todas as UBSs e permite diagnosticar HIV, sífilis e hepatites B e C em até 30 minutos. Para pessoas sexualmente ativas com até 30 anos, a recomendação é realizar a testagem anualmente.

Com essas iniciativas, o GDF reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde durante as festividades carnavalescas.

Últimas