A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) lança a campanha “Mulher, Não se Cale!” no dia 2 de agosto, marcando o início das atividades do Agosto Lilás. O objetivo é conscientizar a população sobre a violência contra as mulheres através de debates em locais de grande circulação. Utilizando óculos de realidade virtual, a campanha demonstrará como identificar e se defender da violência no ambiente virtual, além de fornecer informações e apoio com a distribuição de panfletos e banners. A campanha, realizada em parceria com o Instituto Inside Brasil, vai até 22 de setembro e focará nas grandes feiras permanentes do Distrito Federal.
Após passar por estações de metrô e rodoviárias em 2023, a campanha agora se direciona para as feiras Central de Ceilândia, Feira do Setor, Feira Permanente do P Norte, Feira do Produtor de Ceilândia, Shopping Popular de Ceilândia, Feira de Sobradinho I, Feira de Sobradinho II, Feira de Confecção de Planaltina e Feira do Produtor de Planaltina. As atividades acontecerão às sextas-feiras, sábados e domingos.
A SMDF espera alcançar diretamente cerca de 100 mil pessoas e, com a disseminação da informação, impactar ainda mais na conscientização e enfrentamento da violência de gênero. Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, campanhas em locais de grande circulação têm o potencial de envolver a comunidade e mobilizar esforços coletivos na luta contra a violência doméstica. “O sucesso da edição de 2023 nos motivou a aprimorar a campanha. A informação empodera as mulheres, ajuda a identificar os sinais de abuso e incentiva a denúncia. Desta vez, estamos utilizando a tecnologia para atrair e informar de forma eficaz”, destaca.
Robielisson Medeiros, presidente do Instituto Inside Brasil, tem expectativas altas para este ano. “Esperamos superar os 120 mil alcançados no ano passado. Queremos também conscientizar os homens, que muitas vezes não têm conhecimento ou não se manifestam sobre o tema. Apesar de uma redução nas denúncias em 2024, o número ainda é alto, e o movimento está mais forte do que nunca.”
Histórico da Campanha Em 2023, a primeira fase da campanha ocorreu em parceria com o Metrô-DF, de 28 de agosto a 27 de outubro, na Estação do Metrô Galeria. A ação itinerante alcançou diretamente cerca de 100 mil usuários do metrô e 130 mil indiretamente, passando por cinco estações e com comunicação visual nos trens de 18 estações do Metrô-DF. A campanha também passou pela Rodoviária do Plano Piloto e por diversas rodoviárias e feiras do DF, com ações culturais de 12 de dezembro de 2023 a 3 de fevereiro de 2024.
Serviço
- Disque 190 – Emergência Policial
- Ligue 180 – Central de Atendimento às Mulheres
- Disque 197 – Disque Denúncia
- (61) 3207-6172 – Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM)
Para mais informações sobre a campanha, acesse o site oficial e acompanhe as redes sociais @mulhernaosecale_df.