Começou nesta quinta-feira, 1º de agosto, a campanha Agosto Lilás 2024, coordenada pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF). Esta iniciativa visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher. A programação inclui mais de 50 atividades, como palestras, caminhadas, encontros, distribuição de material informativo e outras ações de mobilização.
A primeira ação da campanha envolveu a instalação de totens alusivos ao Agosto Lilás em 11 regiões administrativas para chamar a atenção para o combate à violência contra a mulher. Na sexta-feira, 2 de agosto, será lançada a campanha “Mulher, Não se Cale!” às 9h30, na praça ao lado da Feira Central de Ceilândia. Esta ação percorrerá as principais feiras do Distrito Federal até 22 de setembro, promovendo informações e apoio sobre os tipos de violência de gênero.
Segundo a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a campanha tem como objetivo sensibilizar a população do DF sobre a importância de denunciar a violência contra a mulher. Em comemoração aos 18 anos da Lei Maria da Penha, diversas ações serão realizadas, como a inauguração de três novos Comitês de Proteção à Mulher, a exposição itinerante de 18 bancos vermelhos, a iluminação da Torre de TV, palestras em escolas públicas e uma corrida no Eixão Norte. Além disso, a campanha Agosto Dourado, que incentiva a amamentação, também fará parte da programação.