- Publicidade -
21.8 C
Brasília

Brasília completa 70 dias sem chuva e seca não dá sinais de trégua

No fim de semana, a umidade relativa do ar mínima deve chegar a 25%

O sábado (28/7) amanheceu na capital com céu claro a parcialmente nublado e temperaturas entre 12ºC e 26ºC. A umidade no primeiro dia do fim de semana fica entre 80% e 25%, e os ventos devem ser fracos a moderados durante o dia, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, os brasilienses podem se preparar para mais uma semana de seca. Há 70 dias sem chover, a capital ainda não tem previsão de chuva. “A seca continua e deve ir até setembro, quando as chuvas costumam voltar”, pontua o especialista.

Carvalho informa também que, durante os próximos dias, as temperaturas devem ficar um pouco mais elevadas, mas, devido aos ventos, que ficam fracos a moderados, a sensação térmica cai um pouco. “Domingo, os termômetros marcam 26ºC de máxima e 12ºC de mínima. A umidade chega a 75% e a mínima fica em 25%”, explica o meteorologista.

De acordo com o meteorologista, a capital está em “potencial de perigo”, pois a umidade está abaixo de 30%. Carvalho explica que a tendência é que os índices da umidade relativa do ar caiam ainda mais, chegando, em agosto, ao “potencial de alerta”, abaixo de 20%. “Isso não é nada fora do normal para o período”, ressalta.

Mas existe uma possibilidade de amenizar a situação. Sabe aquele cheirinho de terra molhada? Pois é, para quem já está com saudade dele, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) são animadoras. De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Mello, há uma possibilidade remota de chuva entre quarta (1/8) e sexta-feira (3/8) no Distrito Federal. As preciptações devem ocorrer em áreas isoladas. Portanto, além de torcer para chover, ainda é preciso ter a sorte de estar em tais regiões. Mas já é um alívio para quem está há 72 dias sem chuva.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades

#Brasília #seca #DF #chuva #saúde

Comentários

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Continue Lendo