Nem o sol escaldante e a secura impediram que brasilienses e turistas celebrassem o 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios. Aproximadamente 30 mil pessoas acompanharam o Desfile Cívico que comemora os 202 anos da Independência do Brasil. O evento contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, da primeira-dama Mayara Noronha Rocha, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e de outras autoridades. “Prestamos todo o apoio ao governo federal e tivemos um evento bastante organizado. Foi uma festa de grande qualidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
O desfile destacou temas como sustentabilidade e combate à fome, e teve a participação de 500 alunos da rede pública do DF e de atletas olímpicos, como Caio Bonfim, apoiados pelos programas Bolsa Atleta e Compete Brasília. As apresentações contaram com 8.812 pessoas, entre militares e estudantes, e foram organizadas em três eixos: o G20 no Brasil, a reconstrução do Rio Grande do Sul, e a proteção da população por meio de campanhas de vacinação.
A Esquadrilha da Fumaça encerrou a cerimônia, sendo o momento mais aguardado pelo público. A segurança foi reforçada pelas forças locais e nacionais, e a Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) forneceu 32.500 litros de água potável gelada para combater o calor e a seca, garantindo o bem-estar dos presentes.