Assentamento Chapadinha conquista licença ambiental após 20 anos de espera

A manhã deste sábado (26) foi histórica para os produtores do Assentamento Chapadinha, em Brazlândia. Após duas décadas de espera, as famílias que vivem e produzem na região receberam oficialmente o licenciamento ambiental da área, em cerimônia conduzida pelo governador Ibaneis Rocha. O documento garante acesso a políticas públicas essenciais e fortalece a preservação ambiental da região.

“Está aí mais um sonho realizado para a comunidade da Chapadinha”, celebrou o governador. “Nada dá mais dignidade do que poder trabalhar e sustentar sua família. Com esse licenciamento, damos oportunidade para que os produtores se desenvolvam com sustentabilidade”.

O assentamento começou a ser ocupado em 2005, mas só foi formalizado em 2023. Com a licença ambiental agora em mãos, os agricultores poderão acessar linhas de crédito rural, programas habitacionais, regularização fundiária e outras ações do Programa Nacional de Reforma Agrária.

Segundo o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, o licenciamento garante dignidade às famílias: “Agora elas podem buscar crédito, investir em suas produções e se fortalecer como produtores experientes. Além disso, esse documento é um marco para a preservação ambiental em duas importantes Áreas de Proteção Ambiental (Apas): do Planalto Central e do Cafuringa”.

O presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Assentamento Chapadinha (Astraf), Anaildo Porfírio, reforçou a importância do momento: “São 20 anos produzindo com sustentabilidade. Esse documento representa segurança jurídica, acesso a políticas públicas e uma enorme felicidade para todos nós”.

A emoção também tomou conta dos produtores. “Foi uma angústia viver 20 anos esperando por uma licença”, disse Francisco Miguel de Lucena. Já a produtora Ivone Machado brincou: “Cheguei com o cabelo preto, hoje está tudo branquinho. Só faltava a licença ambiental para o nosso assentamento virar realidade”.

Pavimentação da DF-220

Durante a mesma cerimônia, o governador inaugurou os 16 km de pavimentação da DF-220, via que liga a BR-080 à Estrada Parque Contorno (DF-001), em Brazlândia. A obra, com investimento de R$ 26,6 milhões, tem o objetivo de desafogar o tráfego de caminhões nas principais vias da capital, como a Estrutural (DF-095).

A nova rota é estratégica para o escoamento da produção e trânsito de veículos vindos do Norte do país, como Tocantins, evitando o fluxo intenso no centro de Brasília.

Últimas