Alunos do DF vivem experiência imersiva em 3D no Dia da Amazônia

O Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, ganhou um significado especial para 120 estudantes do Centro Educacional 04 (CED 04), em Taguatinga (DF). A convite da Rádio Nacional da Amazônia, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), os jovens participaram de uma experiência inédita: uma imersão em realidade virtual, por meio de óculos 3D, para assistir ao filme Amazônia Viva.

O projeto, desenvolvido pela Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil (IRI-Brasil), promove educação ambiental de forma lúdica e envolvente. Entre sorrisos, lágrimas e até sustos, os alunos expressaram suas emoções em desenhos e mensagens de amor à natureza. “A parte que mais me chamou a atenção foi quando vimos o tamanho da árvore gigante, a sumaúma. Estou desenhando ela aqui”, contou Kelvin Juan Nunes, ainda impactado pela experiência.

Outros estudantes também relataram surpresa e encantamento. “Esperava ver coisas assustadoras, mas foi uma viagem pelos lugares mais lindos. O tucano, o rio, a árvore, a indígena dançando… agora vou escrever no desenho: Viva a Amazônia!”, disse Arthur Malena. Já Ana Carolina revelou ter se assustado com a aparição da indígena Raquel Tupinambá, mas confessou ter ficado maravilhada: “Ela é linda, né?”.

Para Daniel Souza Vicente, assistente de fotografia do filme, o impacto é justamente um dos objetivos: “Mais do que ecologia, essa experiência ensina sobre o medo e como o compartilhamos em grupo. É lindo poder oferecer essa vivência a quem não tem acesso nem mesmo a uma sala de cinema. O filme desafia a ideia de que é preciso ‘ver para crer’ — a realidade virtual faz a gente ver”.

A supervisora pedagógica do CED 04, Lisiane Teixeira, comemorou a iniciativa. Segundo ela, o contato direto com a Amazônia por meio da tecnologia reforçou a consciência ambiental dos alunos e despertou a vontade de aprofundar os estudos sobre o tema. “Nunca tínhamos vivido algo assim. Eles já estão produzindo desenhos e redações que serão expostos para os pais, em um projeto maior de valorização da Amazônia e de outros biomas brasileiros.”

A ação foi conduzida pela equipe de marketing da EBC e contou com a presença da jornalista Mara Régia, ícone da Rádio Nacional da Amazônia, que há mais de quatro décadas dá voz às comunidades da floresta. Em um momento especial, Mara conectou ao vivo os alunos com a apresentadora Nathália Mendes, do programa Tarde Nacional. As vozes dos jovens de Taguatinga ecoaram, em ondas curtas, para os nove estados da Amazônia Legal, simbolizando a união entre educação, cultura e preservação ambiental.

Últimas