O comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Márcio Vasconcelos, foi recebido pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, durante visita de cortesia, ele está se apresentando aos secretários de do GDF para colocar a PMDF à disposição das instituições públicas e iniciar o estreitamento para futuros projetos em conjunto.
A titular da Secretaria de Turismo (Setur) destacou, na ocasião, que a segurança pública é uma das forças que alavancam o turismo na capital e em todas as regiões administrativas que estão recebendo ações diretas da pasta na promoção do turismo local.
“Brasília tem uma vocação natural para o turismo cívico e o turismo arquitetônico, dois segmentos que caminham juntos com a segurança pública. Fortalecer esse laço com a Polícia Militar é dar tranquilidade aos turistas que vêm aqui conhecer todas as rotas que oferecemos, desde o cívico, o arquitetônico e as rotas alternativas”, ressaltou a secretária.
“Eu entendo que a pasta do Turismo tem uma afinidade muito grande com a segurança pública. Temos muitos equipamentos públicos importantes, que estão na área central de Brasília e guardam uma relação muito estreita com a Secretaria de Turismo, como a Catedral, o Memorial JK, a Casa de Chá, entre outros. Além disso, conhecer os projetos da Setur nos ajuda a avaliar os casos mais importantes que possam contar com a contribuição da pela Polícia Militar”, disse o comandante.
O turismo cívico é desenvolvido, basicamente, na área central de Brasília. O 6º Batalhão da PMDF, localizado próximo ao Anexo dos ministérios, é responsável pela segurança dos atrativos e monumentos localizados na Praça dos Três Poderes, em parceria com a administração regional, a polícia legislativa, a polícia judiciária e o Gabinete de Segurança Institucional. “A área é um termômetro de tudo o que acontece no país; que há legislação do DF que impõe uma série de condutas específicas que devem ser observadas nesse local”, lembrou o comandante.
“A Setur tem um equipamento localizado na parte central da Praça dos Três Poderes, que é o Centro de Atendimento ao Turista [CAT], dentro da Casa de Chá. A presença da Polícia Militar do DF é importantíssima para garantir a segurança do nosso turista e visitante”, finalizou Vanessa Mendonça.
* Com informações da Setur-DF