Os moradores de Santa Maria agora contam com mais opções na rede pública de atendimento médico, com a inauguração do posto de apoio na EQ 304/307, vinculado à Unidade Básica de Saúde (UBS) 6. Durante a entrega oficial do reforço à comunidade, a governadora em exercício Celina Leão também assinou uma ordem de serviço para a construção de um Centro de Educação de Primeira Infância (Cepi) na cidade. A nova unidade de saúde ocupa o antigo posto policial da região sul, cedido pela Secretaria de Segurança do Distrito Federal, com uma verba de R$ 700 mil proveniente de emendas parlamentares.
Celina Leão destacou a importância do investimento na atenção primária, visando mudar a cultura de procurar atendimento médico apenas quando doente. A estratégia é fortalecer a rede, melhorando não apenas a atenção básica, mas também a secundária e as especialidades, promovendo um acompanhamento preventivo da população.
O posto de saúde reformado possui aproximadamente 450 m², com quatro consultórios, áreas de acolhimento, sala de curativos, área de espera, banheiros para o público e funcionários, sala de esterilização, farmácia, sala de gestão e copa. Toda a estrutura foi renovada pela Secretaria de Saúde, incluindo a substituição de janelas, portas, piso e calçadas do antigo posto policial.
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, enfatizou que a nova unidade amplia o ambiente de cuidado, prevenção e acompanhamento de diversas condições, aliviando a sobrecarga da UBS 6, que já recebia 8 mil atendimentos por mês.
Denise Bastos, presidente do Conselho de Saúde de Santa Maria, considera a inauguração uma vitória para a população, proporcionando atendimentos básicos de prevenção e um mapeamento mais eficiente do território.
Além disso, a governadora assinou a ordem de serviço para a construção do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) 215/315, atendendo a uma demanda antiga da região e oferecendo mais opções de cuidado para as crianças enquanto suas mães trabalham.