Brazlândia, responsável por 95% da produção de morangos no Distrito Federal, recebe a 28ª Festa do Morango, com expectativa de 500 mil visitantes até o dia 15 de setembro, na Sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag). O evento, que conta com uma feira de artesanato e uma praça de alimentação, atrai produtores e turistas que celebram a agricultura local e o aumento na produção de morangos.
O governador Ibaneis Rocha destacou a importância do evento para a economia local e o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) na ampliação dos canais de irrigação, como o Canal do Rodeador, com 15 km de tubulação e investimento de R$ 8 milhões, essencial para o cultivo de morangos. A festa inclui o pavilhão da Morangolândia, coordenado pela Emater-DF, com 42 produtores oferecendo doces, geleias e licores, além de eventos como concursos de receitas e colheita de morangos.
O produtor Francisco Santos de Sousa vê a festa como uma oportunidade de ampliar as vendas e divulgar os produtos locais. A festa também oferece atividades como o Passeio Ciclístico e shows ao vivo, garantindo lazer gratuito para todos. “O poder público tem que fazer isso, porque é muito importante”, afirmou Ana Souza, participante da festa.