10ª Delegacia de Polícia do Lago Sul é reinaugurada com estrutura moderna e espaço para vítimas de violência

A 10ª Delegacia de Polícia do Lago Sul voltou a funcionar nesta segunda-feira (25) totalmente reformada e modernizada após um investimento de R$ 4,9 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF). A unidade teve sua área ampliada de 581 m² para 933 m² — aumento superior a 60% — e agora está equipada para oferecer mais conforto, tecnologia e acolhimento à população.

Com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana, a delegacia atende o Lago Sul, Jardim Botânico, além de áreas estratégicas como o Aeroporto de Brasília e o Altiplano Leste.

Novidades e avanços

Entre as melhorias, destaque para:
✅ Sala especial para acolhimento de crianças e vítimas de violência doméstica
✅ Cinco salas de oitivas audiovisuais e videoconferência
✅ Sala de reconhecimento com vidro especial, garantindo segurança para vítimas
✅ Acessibilidade com rampas e banheiros adaptados
✅ Sistema de segurança reforçado com alarmes e detectores de fumaça

“Investir na modernização da infraestrutura não só garante mais conforto para a população, mas também oferece melhores condições de trabalho para os nossos policiais”, destacou a vice-governadora Celina Leão, ressaltando a criação do espaço voltado para vítimas de violência doméstica durante o Agosto Lilás.

O governador Ibaneis Rocha enfatizou a prioridade da gestão na segurança pública:

“Reabrimos todas as delegacias do DF para funcionar 24 horas e realizamos concursos e nomeações, garantindo uma segurança pública como a população precisa.”

Mais delegacias modernizadas

A entrega da 10ª DP faz parte de um amplo programa de reformas da Polícia Civil do DF. Nos últimos anos, foram modernizadas ou construídas unidades como a 9ª DP (Lago Norte), a 35ª DP (Sobradinho II) e a nova sede do Instituto de Medicina Legal (IML), além da ampliação da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam).

Desde 2019, o GDF nomeou 1.374 profissionais da Polícia Civil, incluindo agentes, escrivães e peritos, e prevê novos chamamentos até o fim de 2025.

Últimas