100 casais dizem “sim” na 3ª edição do Casamento Comunitário de 2025

O Lago Paranoá foi cenário de romance e emoção neste domingo (14), quando 100 casais formalizaram a união civil durante a 3ª edição do Casamento Comunitário de 2025. Promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o evento teve como tema Primavera do Amor e reuniu cerimônia, recepção e estrutura completa para os noivos, sem nenhum custo.

A celebração ocorreu na Concha Acústica, ao entardecer, em um ambiente decorado com flores, árvores, passarela de tapete vermelho e palco para os enlaces. Além do casamento, os casais puderam desfrutar de recepção com bolo, frutas, salgadinhos e refrigerantes, graças a parcerias com voluntários e iniciativa privada.

Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a edição trouxe uma novidade especial:

“Agora, além de oferecer a cerimônia, oferecemos a recepção também, graças aos nossos voluntários. Todos os convidados puderam usufruir desse momento maravilhoso às margens do Lago”, destacou.

A cerimônia contou ainda com música ao vivo, participação do Corpo de Bombeiros na execução do Hino Nacional e chegada dos noivos em carros de luxo. Para a vice-governadora Celina Leão, o evento simboliza mais do que amor:

“O Casamento Comunitário é o símbolo da colaboração. Ver um sonho sendo realizado não tem preço”, afirmou.

Histórias de amor

Entre os noivos estava a manicure Lauana de Carvalho, 49 anos, que oficializou a união com Francisco de Carvalho, 40, após 12 anos de relacionamento. “Tivemos essa oportunidade e abraçamos para viver feliz para sempre”, disse emocionada. Já Francisco destacou a importância do projeto: “Viabiliza que a pessoa de baixa renda tenha a oportunidade de casar e ser feliz.”

Outra participante foi a autônoma Soraia Nery, 52, que reencontrou o amor após anos divorciada. “O Casamento Comunitário traz economia e diversidade, aqui tem gente de todas as faixas etárias e econômicas.”

Política pública consolidada

Instituído pelo Decreto nº 41.971/2021, o Programa Casamento Comunitário já oficializou mais de mil uniões desde sua criação. A ação garante não apenas a celebração gratuita, mas também os direitos civis aos casais, como inclusão em benefícios sociais, herança, previdência e plano de saúde.

Em 2025, essa foi a terceira cerimônia do ano, somando 400 casais contemplados. A última edição de 2025 está prevista para 7 de dezembro.

Inscrições abertas

Casais interessados em participar da 4ª edição podem se inscrever, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, nos seguintes locais:

  • Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte);
  • Unidade Rodoviária do Na Hora (Rodoviária do Plano Piloto, plataforma inferior);
  • Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II);
  • Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9);
  • Programas GDF Mais Perto do Cidadão.

As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição, mediante aprovação da documentação.

Últimas