- Publicidade -
25.8 C
Brasília
- Publicidade -

Vacina brasileira pode proteger contra covid por até 12 anos

Versamune ainda vai passar por testes em humanos, que serão capazes de mostrar mais detalhes sobre o nível da imunização

Pesquisadores brasileiros buscam a produção de uma vacina contra a covid-19 que seja 100% nacional. Isso poderia diminuir custos e agilizar a imunização em massa no país. A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, desenvolveu a Versamune, em parceria com a Farmacore Biotecnologia e a norte-americana PDS Biotechnology.

O consórcio entrou com pedido junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para iniciar os testes clínicos em humanos e espera uma resposta da agência.

Enquanto as autorizações não chegam, é possível dizer que os testes em animais foram muito promissores.

De acordo com Helena Faccioli, CEO da Farmacore, os testes pré-clínicos mostram que a vacina não causou danos aos animais.

“Estudos demonstram que a Versamune é segura, não apresentou efeitos tóxico nos animais, e tem grande capacidade de ativação de anticorpos, especialmente de células T (células de defesa que ajudam a combater agentes infecciosos)”, afirmou.

Além da Versamune, o Butantan também espera a resposta da Anvisa para começar testes clínicos da Butanvac.

A Agência informou que ainda faltam protocolos dos estudos pré-clínicos dos dois imunizantes, para que sejam analisados e, a partir daí, liberados.

Com informações R7

Comentários

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Continue Lendo