Os programas Cena Instrumental, da TV Brasil, e Rádio Criolina, da Rádio Nacional, foram indicados ao Prêmio Dynamite 2022, dedicado a projetos relevantes no panorama musical independente do país. A votação ocorre exclusivamente pela internet e vai até hoje (10).
As atrações integram os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que atuam na cobertura do segmento. O Cena Instrumental e o Rádio Criolina concorrem nas categorias “Melhor programa de TV, emissora ou canal de YouTube” e “Melhor programa de rádio, emissora ou podcast“, respectivamente.
O objetivo da distinção é valorizar os melhores trabalhos de 2021. Ao todo, a premiação reconhece iniciativas em 19 categorias. A seleção envolve os mais importantes lançamentos da música em diversos gêneros, revelações, selos, casas de show, eventos, publicações impressas, produtoras e personalidades.
Em sua terceira temporada, o programa Cena Instrumental busca ampliar os horizontes da música brasileira na televisão aberta ao mostrar toda a inventividade, potência e criatividade desse estilo que não se prende a gêneros ou a rótulos.
Admirada no país e no exterior, a música instrumental ganha uma janela na TV Brasil com a produção apresentada pela jornalista e cantora Bia Aparecida. Jazz, rock, blues, regional, frevo, baião, choro e baladas são algumas das sonoridades executadas na telinha da emissora pública.
Com direção de Maíra de Assis em sua atual leva de edições, o Cena Instrumental ainda traz depoimentos exclusivos dos convidados. Esses trechos aprofundam a experiência do telespectador com o universo da rica música nacional.
O virtuosismo dos astros pode ser conferido, também, nos programas disponíveis no app TV Brasil Play. O talento dos artistas se destaca em performances marcadas pelo improviso e com liberdade no uso dos mais inusitados instrumentos musicais. O programa recebe personalidades consagradas e também nomes da nova geração que mesmo com pouco tempo de estrada já se evidenciam no cenário musical.
Sobre o Rádio Criolina
Espaço para a diversidade da produção musical, o programa Rádio Criolina é constituído de um apanhado de experiências e trocas musicais que os DJs realizam em viagens pelo Brasil e pelo mundo, passando por festivais, shows, clubs e festas de rua.
Com foco na música brasileira contemporânea, a atração semanal da Rádio Nacional permeia a trajetória de astros mundiais e as influências que essas obras recebem das misturas africanas e latinas. A proposta é costurar referências dos anos 1960 e 1970 que servem de inspiração para artistas até os dias de hoje.
Sobre o reconhecimento
O Prêmio de Dynamite de Música Independente 2022 é considerado um dos mais tradicionais do setor. O anúncio dos ganhadores ocorre em uma cerimônia online no Teatro Sérgio Cardoso, palco do evento em suas últimas edições.
Lançada há duas décadas, a iniciativa ajudou a mapear e catalisar destaques da cena musical independente brasileira nesse período. A premiação é oferecida pela Associação Cultural Educacional e Social Dynamite, entidade sem fins lucrativos fundada em 2004. O projeto é realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Amigos da Arte.
Saiba como sintonizar a TV Brasil: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site: https://tvbrasil.ebc.com.br
WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv
Instagram: https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube: https://www.youtube.com/tvbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter: https://twitter.com/TVBrasil
TikTok: https://www.tiktok.com/@tvbrasil
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr
WhatsApp:
– Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
– Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
– Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazonas: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Fonte: Agência Brasil