TV Câmara Distrital lança documentário sobre o carnaval em Brasília, destacando as histórias e paixões das escolas de samba locais

A TV Câmara Distrital lançou nesta semana o documentário “Brasília Nota 10: Histórias do Nosso Carnaval”. Esta produção apresenta depoimentos e narrativas de profissionais apaixonados pelo carnaval e pelas escolas de samba no Distrito Federal, onde as festividades do feriado têm sido uma tradição desde os primórdios da capital.

O filme destaca especialmente as duas maiores agremiações da região, a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), fundada em 1961, e a Acadêmicos da Asa Norte, de 1969, cada uma com 31 e 8 títulos, respectivamente.

Um dos relatos marcantes é o de Jair Soares, serralheiro da Aruc há quase 30 anos, que chegou a morar temporariamente com sua esposa no barracão durante o período de carnaval, levando consigo alguns móveis. Sua emoção é palpável ao relembrar um desfile marcante de 2008, quando a beleza do desfile e a energia do público em Ceilândia não foram suficientes para dar à agremiação o título, apesar de ser amadrinhada pela Portela, do Rio de Janeiro.

Outro destaque é o depoimento do vice-presidente da Acadêmicos da Asa Norte, Robson Farias, que entrou para a escola em 1974, ano do título da agremiação. Ele recorda sua experiência em 1985, quando foi diretor da inovadora bateria mirim da escola, que se tornou campeã com o enredo “Ontem, hoje e sempre criança”.

Além disso, o documentário apresenta os atores Welder Rodrigues e Adriana Nunes, do grupo de teatro Melhores do Mundo, que foram homenageados num desfile da Aruc em 2008, onde interpretaram os personagens Jajá e Juju do programa Zorra Total, da Rede Globo. A derrota nesse ano ainda emociona muitos integrantes da agremiação.

Dirigido pelo jornalista Bruno Lara e produzido por ele e pela jornalista Regina Sousa, o documentário tem duração de 36 minutos e está disponível nos canais da TV Câmara Distrital, incluindo 9.3 (aberto), 11 da Claro, 9 da Vivo, e também no canal da emissora no YouTube.

Este é o segundo documentário produzido pela emissora, que tem pouco mais de dois anos de existência. O primeiro, intitulado “Planalto do Samba”, lançado no ano passado, aborda as rodas de samba no Distrito Federal. A TV Câmara Distrital disponibiliza suas produções para serem exibidas em eventos e outros canais de TV.

Últimas