O cinema brasileiro voltou a ganhar destaque internacional. O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações ao Oscar 2026 e igualou o recorde histórico de Cidade de Deus, em 2004.
A produção concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Seleção de Elenco. A cerimônia acontece em 15 de março, em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.
No longa, Wagner Moura interpreta Marcelo, um professor que chega ao Recife em 1977 fugindo de ameaças em São Paulo, em meio aos anos da ditadura militar. Com atmosfera densa, o filme transforma o carnaval e a paisagem urbana em cenários de vigilância e paranoia, misturando suspense político e drama familiar.
Além do destaque de O Agente Secreto, o Brasil também concorre em Melhor Fotografia, com Adolpho Veloso, pelo filme Sonhos de Trem. O reconhecimento reforça o bom momento do cinema nacional, que em 2025 conquistou sua primeira estatueta com Ainda Estou Aqui, vencedor de Melhor Filme Internacional.




