Violência doméstica atinge 3,7 milhões de mulheres; 70% das agressões com testemunhas ocorrem diante de crianças

Uma pesquisa nacional atualizou o Mapa da Violência de Gênero e mostrou que 3,7 milhões de brasileiras sofreram violência doméstica no último ano. Entre elas, 71% foram agredidas na presença de outras pessoas — e, em 70% desses casos, havia crianças no local, o que representa 1,94 milhão de menores expostos.

O estudo, realizado pelo DataSenado, OMV, Instituto Natura, Gênero e Número e Nexus, ouviu 21.641 mulheres em todo o país. A pesquisa revela ainda que 58% das vítimas convivem com a violência há mais de um ano, evidenciando a dificuldade de romper o ciclo, muitas vezes agravado por dependência econômica e falta de apoio.

Após sofrer agressões, a maioria busca acolhimento na esfera privada:
58% recorrem à família, 53% à igreja e 52% a amigos. Apenas 28% registram denúncia em Delegacias da Mulher, e 11% acionam o Ligue 180.

O levantamento também mostra que 67% das brasileiras conhecem pouco a Lei Maria da Penha e 11% não a conhecem, principalmente entre mulheres mais velhas, de menor renda e baixa escolaridade.

Sobre os serviços de proteção, as Delegacias da Mulher são as mais conhecidas (93%), seguidas das Defensorias Públicas (87%) e CRAS/CREAS (81%). A Casa da Mulher Brasileira é reconhecida por apenas 38% das entrevistadas.

Últimas