TCU lança Revisão das Políticas Públicas para Equidade de Gênero e Direitos das Mulheres

O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou, nesta terça-feira (18), a “Revisão das Políticas Públicas Brasileiras para Equidade de Gênero e Direitos das Mulheres”. A publicação mapeia legislações, políticas e programas voltados às mulheres no Brasil, além de análises sobre orçamento. O lançamento ocorreu em um webinar promovido pelo TCU, PNUD e ONU Mulheres.

A secretária de Controle Externo de Desenvolvimento do TCU, Vanessa Lopes, explicou que a iniciativa surgiu para consolidar conhecimento sobre gênero entre auditores. O documento se tornou um mapeamento público e consolidou a atuação do TCU na área, que ocorre há mais de 15 anos.

A Representante Interina da ONU Mulheres, Ana Carolina Querino, ressaltou que é essencial que todas as instituições do Estado contribuam para o avanço dos direitos das mulheres. Destacou ainda o financiamento como principal barreira para políticas eficazes.

O evento contou com participação de lideranças institucionais e da academia. A professora Marlise Matos, da UFMG, apontou a falta de uniformização de dados como um desafio para políticas baseadas em evidências.

A “Revisão das Políticas Públicas” servirá como referência para aprimorar políticas voltadas às mulheres, promovendo maior efetividade e impacto social.

Últimas