Ministra quer que todos os estados tenham secretaria da Mulher até o fim do ano

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, afirmou que o governo federal pretende garantir que, até o final de 2025, todas as unidades da federação tenham uma secretaria estadual dedicada às políticas para as mulheres. Atualmente, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima ainda não possuem a estrutura.

Segundo a ministra, a criação dos órgãos é um passo essencial para padronizar a atuação da rede de proteção e ampliar ações voltadas à igualdade de gênero. Em julho, o Rio Grande do Sul anunciou a recriação de sua secretaria, que havia sido extinta em 2015.

Durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília, uma das principais propostas aprovadas foi a instalação de um Sistema Nacional de Política para as Mulheres, nos moldes do SUS e do Suas. O objetivo é garantir continuidade e recursos permanentes, independentemente de mudanças de governo.

No evento, o ministério firmou ainda parcerias com diferentes órgãos. Entre elas, acordos com o Ministério da Justiça e a Defensoria Pública, para fortalecer o enfrentamento à violência de gênero, e com os Correios, que passaram a oferecer acesso discreto ao Ligue 180 pelo aplicativo da estatal. Também foi firmado compromisso com o Ministério da Pesca, que destinou R$ 10 milhões para cooperativas de pescadoras e marisqueiras.

A conferência também aprovou moções contra o racismo e a transfobia e manifestou apoio à Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, prevista para novembro, em Brasília.

Últimas