Inclusão e Progresso: ANAC Celebra Um Ano do Programa Mulheres na Aviação

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoveu, na terça-feira, 10 de setembro, em Brasília, o painel “Um ano do Programa Mulheres na Aviação”, como parte do Programa Asas para Todos. O evento reuniu diversas lideranças, com destaque para a participação da Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, atual Comandante e Reitora da Escola Superior de Defesa (ESD). Ela, que foi a primeira mulher a atingir o posto de Oficial-General de três estrelas nas Forças Armadas brasileiras, contribuiu para o debate sobre os desafios e oportunidades para a inclusão feminina na aviação e nas Forças Armadas.

Durante as discussões, Carla Lyrio destacou o recente anúncio do Ministério da Defesa, feito em agosto, sobre a introdução do alistamento militar voluntário feminino, que ocorrerá a partir de 2025. Esse marco representa uma evolução significativa para a inclusão de mulheres nas Forças Armadas, um campo tradicionalmente dominado por homens.

O evento contou também com a participação de figuras importantes do setor, como Mariana Altoé, Diretora Substituta da ANAC; Kendra Kincade e Cassandra Hepp, da Elevate Aviation; Carla Antloga, da Universidade de Brasília (UnB); Emanuelle Marafon, do blog Quebrando a Inércia; e Fernanda Polesca, da Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil (Amab), sob a moderação de Ana Benevides, da ANAC.

Além dos debates, o painel apresentou o documentário Only Up, da canadense Kendra Kincade, exibido no Cine Brasília, que retrata a trajetória e desafios enfrentados por mulheres na aviação. Segundo dados da ANAC, no Brasil, apenas 3,2% dos pilotos e mecânicas de manutenção aeronáutica são mulheres, e pouco mais de 10% das engenheiras atuam no setor. O Programa Mulheres na Aviação tem como objetivo reverter esses números, promovendo uma maior participação feminina e abrindo novos caminhos para as mulheres na aviação.

Últimas