Chef Andrea Nascimento recebe honraria do Prêmio Maria Felipa

Reconhecida por sua trajetória de superação, talento e empreendedorismo, a chef executiva e diretora comercial do Solar Gastronomia, Andrea Nascimento, será uma das homenageadas no Prêmio Maria Felipa — uma das maiores honrarias destinadas a mulheres negras que se destacam na luta por igualdade racial, justiça social e valorização da cultura afro-brasileira.

A cerimônia acontece nesta sexta-feira, 25 de julho, às 17h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional da Mulher Negra.

“É uma felicidade imensa ser reconhecida. Como empresária e chef negra, a nossa luta é constante, não apenas por espaço, mas por respeito, visibilidade e autonomia. Receber esse prêmio é uma forma de fortalecer a caminhada de tantas outras mulheres que vêm comigo”, afirma Andrea, emocionada.

O Prêmio Maria Felipa é conduzido pela vereadora Ireuda Silva (Republicanos), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice-presidente da Comissão de Reparação. A premiação leva o nome de Maria Felipa de Oliveira, mulher negra e heroína da Independência da Bahia, símbolo de resistência e coragem.

Nos últimos anos, o prêmio já homenageou centenas de mulheres negras que fazem a diferença em diversas áreas. Entre elas, a ativista e defensora dos direitos das mulheres negras na ONU, Kenia Maria; a embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia; e a cantora e atual ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Andrea Nascimento, com sua atuação marcante na gastronomia baiana, representa o protagonismo feminino negro no empreendedorismo e na cultura da Bahia.

Últimas