Cármen Lúcia reforça posição sobre mais mulheres no STF, mas evita comentar vaga específica

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia afirmou nesta quinta-feira (16) que mantém sua posição a favor da ampliação da presença feminina na Corte, mas evitou comentar sobre a escolha do novo ministro que substituirá Luís Roberto Barroso, que se aposentará antecipadamente neste sábado (18).

Em evento no Sesc Pinheiros, em São Paulo, Cármen Lúcia destacou que não cabe a um magistrado fazer pedidos ao presidente da República sobre indicações da Corte. “Eu não posso me manifestar por uma coisa que é da minha casa. Se eu fizer um pedido dirigido ao presidente da República, amanhã ele pode pedir alguma coisa à juíza”, disse.

A ministra reiterou que sua opinião sobre a necessidade de mais mulheres no STF é conhecida, mas não se manifestou sobre casos específicos. “Todos sabem a minha posição sobre a questão das mulheres [no STF], mas não [falo] em específico. Juiz não pede porque não pode receber, na minha compreensão”, acrescentou.

Com a aposentadoria de Barroso, publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá a responsabilidade de indicar um novo ministro para a Corte. Ainda não há prazo definido para a nomeação.

Últimas