Café Cultura inicia nova fase com rebranding que valoriza ainda mais as mulheres no universo do café

O Café Cultura, rede de cafeterias reconhecida nacionalmente pela excelência em cafés especiais, dá um passo importante em sua história ao modernizar sua identidade visual e reforçar os valores que sempre fizeram parte de sua essência — com destaque para o protagonismo feminino no universo do café.

Mais do que uma atualização estética, o rebranding marca uma virada simbólica que coloca as mulheres cafezeiras, empreendedoras, baristas e consumidoras no centro da experiência. A nova fase celebra o compromisso da marca com uma cultura mais inclusiva, brasileira e afetiva, sem perder sua alma cosmopolita e apaixonada pelo café.

A loja do Villa Romana Shopping, em Florianópolis — a primeira franquia da rede, com 11 anos de história — foi escolhida para estrear essa nova identidade. Totalmente reformada, será reinaugurada no dia 4 de junho em um evento exclusivo, celebrando também os 20 anos do Café Cultura, completados no ano passado.

A nova identidade foi desenvolvida ao longo de um ano pela agência FutureBrand (SP) e apresenta um novo ícone: duas pessoas reunidas em torno de um método de café, representando encontros, trocas e o papel social da bebida. A figura anterior de um especialista masculino com moedor dá lugar a uma imagem mais plural e afetiva, condizente com o momento atual da marca.

Além disso, o slogan agora é em português:
“(e)coar e (e)levar a cultura do café especial brasileiro para o mundo”,
reforçando o enraizamento no Brasil e no trabalho de quem faz o café acontecer — em especial as mulheres que cultivam, processam e entregam café com qualidade e alma.

“As mulheres sempre estiveram presentes em toda a cadeia do café. Agora, queremos que elas estejam cada vez mais visíveis, valorizadas e reconhecidas. O novo Café Cultura é feito por elas e para elas — com acolhimento, sabor e respeito”, afirma Luciana Melo, CEO da rede.

Outro destaque dessa nova fase é o personagem Coffee Hunter, inspirado no cofundador Joshua Stevens, que agora aparece nas embalagens com as “Dicas do Josh”, ajudando o público a se conectar ainda mais com o universo do café especial.

Com 46 lojas espalhadas por 5 estados (SC, PR, RS, SP e RJ), o Café Cultura segue crescendo com propósito, abraçando causas relevantes e criando espaços onde todos — especialmente elas — se sintam representados.

Últimas