Caravanas de todo o país chegam a Brasília nesta terça-feira (25) para a 2ª Marcha das Mulheres Negras, que deve reunir cerca de 300 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. O tema deste ano é “Reparação e Bem Viver”.
Organizado pelo Comitê Nacional da Marcha das Mulheres Negras, o ato integra a Semana por Reparação e Bem Viver, que ocorre de 20 a 26 de novembro, com debates, atividades culturais e ações voltadas ao enfrentamento ao racismo e à violência de gênero.
Contexto e objetivos
A marcha ocorre dez anos após a primeira edição, realizada em 2015, que reuniu mais de 100 mil mulheres. Neste ano, a mobilização destaca:
- direitos básicos como moradia, emprego e segurança;
- políticas de reparação histórica;
- combate ao racismo, ao colonialismo e ao patriarcado;
- mobilidade social da população negra.
O evento também marca o mês da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
Programação
A concentração começa às 9h, no Museu da República, com roda de capoeira e cortejo de berimbaus. No mesmo horário, a Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem à marcha.
A saída em direção à Esplanada está prevista para 11h.
Às 16h, haverá apresentações de artistas negras como Larissa Luz, Luanna Hansen, Ebony, Prethaís, Célia Sampaio e Núbia.
O jingle oficial traz o refrão: “Mete marcha, negona, rumo ao infinito. Bote a base, solte o grito! Bem-viver é nossa potência, é reparação!”
Articulação internacional
A marcha também reúne mulheres negras da diáspora e do continente africano. Lideranças do Equador participam do ato para fortalecer a articulação afrolatina e discutir direitos coletivos e territórios ancestrais.
Presença simbólica
Entre as homenagens, está a participação de Melina de Lima, neta da antropóloga Lélia Gonzalez, uma das principais referências do feminismo negro no Brasil. Em novembro, Lélia recebeu o título de Doutora Honoris Causa da UnB, de forma póstuma.
Panorama nacional
Segundo o Ministério da Igualdade Racial, o país tem 60,6 milhões de meninas e mulheres negras, o equivalente a 28% da população brasileira.


