Brasileira na NASA: Rosaly Lopes e a Conquista do Espaço

A NASA se prepara para um momento histórico: em 2026, a astronauta Christina Koch será a primeira mulher a ir à Lua. Mas, muito antes disso, uma brasileira já marcou presença na exploração espacial.

A carioca Rosaly Lopes sempre sonhou em ser astronauta. Fascinada pelo programa Apolo, percebeu que seu caminho para o espaço seria a ciência. Formada em astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, seguiu para o Reino Unido, onde se especializou em vulcanologia planetária. Sua grande oportunidade surgiu quando foi convidada para a NASA, onde se tornou referência mundial.

Durante a missão Galileu, Rosaly descobriu 71 vulcões ativos na lua Io, de Júpiter – um feito que a levou ao Guinness Book. Além disso, ajudou a nomear formações geológicas do satélite com referências da mitologia indígena brasileira.

Conciliando carreira e maternidade, Rosaly superou desafios e hoje lidera projetos na NASA, como a missão Juno. Ela vê um futuro promissor para as mulheres na ciência, mas reforça a necessidade de dedicação e estudo. “Se você quer algo, corra atrás dos seus sonhos”, aconselha.

As mulheres seguem conquistando o espaço – e o Brasil tem um nome nessa história.

Últimas