- Publicidade -
14.5 C
Brasília
- Publicidade -

Artista vai expor e doar painéis em mosaico que serão instalados em três estações

A artista plástica Cida Carvalho e a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) inauguram nesta quarta (15/06), às 10h, na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto) o Projeto Arte nos Trilhos.

Fruto da parceria entre a artista plástica mosaicista Cida Carvalho e o Metrô-DF, por meio da Gerência de Projetos Especiais, o Arte nos Trilhos tem o objetivo de despertar a atenção do público para a arte do mosaico, presenteando Brasília, em seus 62 anos, com arte e cultura, intenção da artista ao idealizar o projeto.

Ao todo, serão expostos e doados três painéis em mosaico para o Metrô de Brasília: um será destinado à Estação Central; outro, à Estação 106 sul, e outro, à Estação 112 sul.

O primeiro mede 12m² e tem como tema a construção de Brasília. O segundo, com 18 m², traz a temática da paisagem urbana do metrô e do Cine Brasília. O terceiro de 8m², com o tema sobre fauna e a flora do Cerrado, foi realizado em regime de oficina de capacitação como contrapartida social para o Coletivo de Mulheres com deficiência do DF.

A abertura da exposição acontecerá no dia 15 de junho, na Estação Central do Metrô-DF (rodoviária do Plano Piloto). Os painéis serão doados ao Metrô e ficarão instalados permanentemente. Mas, durante 30 dias, acontecerão visitas guiadas de escolas e grupos, além de rodas de conversa sobre temas sociais relevantes.

Outro destaque é o lançamento de um catálogo (previsto para 1º de julho), que conta a história de todo o projeto – desde sua idealização à execução, documentando o processo de produção dos três painéis que serão doados ao Metrô, de forma permanente.

Por dia, passam cerca de 130 mil pessoas passem pelas estações, entre trabalhadores, estudantes e turistas. O impacto das obras, portanto, será considerável.

Segundo Cida Carvalho “no mundo inteiro há obras de arte nas estações: temos artistas brasileiros que fizeram belas obras para metrôs norte-americanos; em São Paulo, existe um projeto de arte no metrô desde os anos 70; artistas como Tomie Otake e Claudio Tozzi têm sua marca em obras expostas nos metrôs de São Paulo”.

“Não é uma ideia nova, mas Brasília é uma cidade muito contemporânea e eclética. Merece e aceita muito bem obras artísticas. Nosso objetivo é presentear Brasília e seus habitantes nos seus 62 anos com arte e cultura.”

O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, ressalta a importância do projeto. “O Metrô-DF tem reforçado a cada dia seus laços com a cultura e a arte, abrindo suas estações para receber os projetos de vários artistas. Em especial, estamos orgulhosos de fazer parte do projeto Arte nos Trilhos, por meio do trabalho primoroso de Cida Carvalho, que tem uma interface importante com a educação e a inclusão de mulheres com deficiência.”

O Projeto é aportado pela lei de incentivo à cultura, em parceria com a Cia Metropolitana do Distrito Federal (Metrô-DF) e conta com patrocínio das empresas Brasal e Campeão da Construção, além de apoio da Marmoraria Mourão e do Correio Braziliense.

Sobre a artista Cida Carvalho:

Artista plástica mosaicista, trabalha com mosaicos há 27 anos. É autora dos mosaicos da rede de restaurantes Dona Lenha, onde pisos, paredes e bancos exibem cenários inspirados nas obras do festejado arquiteto catalão Antoni Gaudí.

A artista é presidente da ACAV (Associação Candanga de Artistas Visuais do DF), acadêmica e diretora de Relações Internacionais da Academia Internacional de Cultura do DF e membro do Conselho da Mulher Empresária do DF, além de ser uma artista plástica profissional reconhecida pela secretaria de Cultura do DF.

Seu currículo exibe diversas exposições nacionais e internacionais, como obras na Europa, Oriente Médio, Estados Unidos, Argentina, e, claro, em Brasília, em igrejas, embaixadas e parques. É autora do catálogo de arte “Cida Carvalho. Mosaico. Luz. Formas. Poesia”, lançado em 2017, em Brasília.

A artista sempre insere em seus projetos o viés social. Tem formação em arteterapia e trabalhou durante sete anos em uma clínica de desenvolvimento humano com mulheres, o que lhe trouxe ainda mais experiência para aplicar em seu Estúdio na Asa Norte.

Serviço:

Exposição Arte nos Trilhos

A partir de 15 de junho (até 17 de julho, de terça a domingo, das 14h às 20h, haverá programação com grupos e rodas de conversas. Os painéis ficarão instalados permanentemente na estação)

Locais: Estação Central (rodoviária do Plano Piloto); Estação 106 Sul; Estação 112 Sul

Programação completa: www.cidacarvalhomosaicos.com.br/artenostrilhos

Patrocínio: Brasal e Campeão da Construção

Comentários

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Continue Lendo