Pioneiros contam suas histórias em comemoração aos 63 anos de Brasília

Com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, a Câmara Legislativa comemorou os 63 anos de Brasília em sessão solene no plenário. Para a autora da homenagem, deputada Paula Belmonte (Cidadania), Brasília é a “capital do pertencimento” por acolher a todos os brasileiros.

Ao narrar sua história de vida, a ex-governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia, contou que chegou menina a Brasília e seu pai era jardineiro da Novacap. Ela relatou que assinou a Constituição Federal do país, da qual participou da elaboração, com uma caneta presenteada por moradores de Ceilândia, de onde foi a primeira administradora.

 

“Tudo na minha vida devo a essa cidade”, declarou. Também em homenagem a Brasília, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) declamou um poema sobre a cidade.

“Vi todas as festas de inauguração de Brasília”, lembrou, emocionada, a presidente da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (Ama Brasília), Cosete Ramos. “Brasília continua acolhendo a todos que aqui queiram fazer morada”, considerou a subsecretária das Mulheres do DF, Renata Aguiar, ao acrescentar que essa “calorosa” qualidade exigiu a expansão da cidade em dezenas de regiões administrativas. Também pioneiro, o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Fernando Brites, observou que a ACDF foi a primeira entidade a ser criada em Brasília, em 1957. Ele testemunhou que a sede da associação foi palco dos “anseios da população”, que se mobilizou pela autonomia política de Brasília, a qual suscitou o nascimento da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Por sua vez, o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, contou que seus pais vieram em 1964 para Brasília, onde ele nasceu em 1972. Ele disse ter testemunhado o crescimento da cidade, especialmente porque foi administrador de regiões administrativas do DF. Medeiros conclamou os poderes Executivo e Legislativo a se unirem para promover a qualidade de vida da população local.

Universidade do Distrito Federal

Durante a sessão, aprovados no concurso da Universidade do Distrito Federal pleitearam a imediata nomeação. Em nome do grupo, a professora Brenda Lara disse que Brasília deveria ser a capital da educação.

 

Em resposta, a deputada Belmonte fez um apelo ao governador Ibaneis Rocha para o atendimento à reivindicação dos aprovados.

Sinfonia da Alvorada

Além do quinteto de metais da Polícia Militar do DF, bandas de rock e forró da cidade se apresentaram durante a solenidade. Ao término do evento, o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, convidou a população para assistir à apresentação da orquestra sinfônica de Brasília neste domingo (23), às 18h, na Praça das Fontes, como parte das festividades pelo aniversário da cidade. Entre outras peças, será executada a Sinfonia da Alvorada, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, composta para celebrar a inauguração de Brasília.

 Agência CLDF

Últimas