A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, na noite desta segunda-feira (17), uma sessão solene para a outorga post mortem do título de Cidadã Honorária de Brasília à fotógrafa Regina Santos (1964-2024). A homenagem ocorre no Teatro dos Bancários (EQS 314/315), marcando a abertura da exposição “Amazônidas”, que exibe 22 fotografias capturadas pela artista na região amazônica.
Regina Santos nasceu em Leopoldina (MG) e mudou-se para Brasília na década de 1970. Na capital federal, ela estudou fotografia no Ceub e iniciou sua carreira artística. Atuou como fotojornalista no Rio de Janeiro, colaborando com renomados profissionais como Walter Firmo, além de trabalhar em Brasília.
A fotógrafa também se destacou na produção de bancos de imagens institucionais, documentando comunidades indígenas e quilombolas, bem como manifestações culturais em diversas partes do Brasil.
“Regina Santos retratou a beleza plural do Brasil profundo, despertando emoções que vão além da realidade. Sua obra é pura poesia. Encantada, Regina vive hoje no olhar das pessoas que ela fotografou pelo Brasil e pelo mundo”, elogiou o autor da homenagem, deputado Chico Vigilante (PT).
A trajetória de Regina inclui a publicação de livros fotográficos e a realização de projetos sociais voltados para crianças e adolescentes, formando jovens fotógrafos. “Com um olhar generoso e humano, Regina compartilhava suas habilidades, promovendo inclusão e dignidade, e apontando caminhos para um futuro melhor”, destacou Vigilante.
Regina Santos faleceu aos 59 anos, em 1º de fevereiro, após complicações de uma infecção pulmonar. Desde 2020, ela estava em tratamento oncológico.
Exposição Amazônidas
A exposição “Amazônidas” apresenta 22 fotografias com curadoria das fotógrafas Tina Coelho e Ana Araújo, e expografia de Célia Matsunaga. As imagens estão organizadas em três recortes temáticos que sintetizam o trabalho de Regina Santos na Amazônia.
A mostra estará aberta à visitação gratuita no foyer do Teatro dos Bancários, de 18 de junho até 7 de julho.