Na manhã desta sexta-feira (05), a Câmara Legislativa recebeu a visita da ministra de Relações Exteriores e vice-primeira-ministra da Eslovênia, Tanja Fajon, e da embaixadora do país no Brasil, Mateja Kracun. Elas foram recebidas pela diretora da Escola do Legislativo (Elegis), Jane Marrocos. Apesar do recesso parlamentar, a exposição de 30 fotografias da jornalista Claudia Godoy sobre o projeto esloveno de proteção das abelhas no Quilombo África, em Moju (PA), continua aberta ao público.
A Eslovênia prioriza o cuidado com o meio ambiente, sustentabilidade e acesso universal à água. O país propôs, junto às Nações Unidas, a criação do Dia Internacional das Abelhas, celebrado em 20 de maio. Durante a visita, Tanja Fajon destacou a importância da proteção das abelhas para a biodiversidade e segurança alimentar.
“Acreditamos que as abelhas são polinizadoras essenciais e protegem florestas e o meio ambiente”, afirmou Fajon.
A comitiva também visitou a Galeria das Parlamentares, onde a chanceler pediu mais representação feminina na política, lembrando que em 2022 a Eslovênia elegeu sua primeira presidente mulher, Nataša Pirc Musar.
“Como primeira mulher ministra de Relações Exteriores da Eslovênia, debato igualdade feminina e empoderamento em todos os aspectos da política”, disse Fajon.
Ao final, a chanceler conheceu a história do parlamento brasiliense e recebeu uma moldura com um azulejo original de Athos Bulcão. As representantes eslovenas devem retornar ao DF no fim do recesso para encerrar a exposição e dialogar com o presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB).