Brasília, fonte de triatletas olímpicos

Brasília com ela, Mulher capital Brasília... 

O brasiliense Thiago Gomide (o GOMIDE, como é conhecido) é atleta desde sempre. O menino “saudável” e “criativo”, com energia de sobra, sempre chamou a atenção dos professores de educação física da escola pela habilidade na prática esportiva. Iniciou como toda criança: natação, judô e futebol, mas passou pela ginástica artística e saltos ornamentais, o que ampliou ainda mais suas habilidades.

Gomide, acabou escolhendo a natação e até os 17 anos competiu, no alto rendimento, os mais importantes campeonatos de natação e maratona aquática do país. Representou o Distrito Federal nas edições dos Jogos Escolares e com apenas 14 anos foi campeão brasileiro da Copa Brasil de Maratonas Aquáticas. “Sempre soube que queria ser atleta”, Confessa Gomide à Mulher Capital Brasília.

Mas o triathlon sempre esteve na cabeça e no coração. Mudar e começar um novo esporte é sempre motivador. A natação já fazia parte do dia a dia, mas faltava o pedal e a corrida, dois desafios imensos para quem nunca havia praticado. Foi quando o triatleta, supercampeão, Leandro Macedo apostou no potencial olímpico do atleta e deu início aos treinamentos em 2018.

Hoje, com 19 anos, o Gomide é estudante de Educação Física da Universidade de Brasília. Treina todos os dias a natação no Iate Clube, com o técnico Fabio Costa. O pedal e a corrida, acontecem com os fiéis e queridos amigos da equipe Leandro Macedo Triathlon,  na rua, no Parque da Cidade, no Clube do Remo, no pelotão do Parque ou no pelotão do Lago Sul. Nos desafios Brasília – Goiânia, Brasília – Formosa enfim…. São quilômetros e quilômetros de bike e corrida tendo como Cartão postal Brasília, a cidade que é a cara desse esporte incrível.

A parceria Leandro Macedo e Gomide promete render muitos frutos. Segundo o atleta, “o treinamento e aprendizado não acabam nunca. Todos dias aprendo um detalhe diferente e ainda falta muito para alcançar meu objetivo, mas eu chego lá! ”

Nesses três anos de treinamento  já participou de vários campeonatos brasileiros. Ano passado foi o único atleta júnior (sub 19) que competiu uma prova de triathlon profissional, ao lado da elite, dos melhores profissionais do triathlon brasileiro, o que rendeu citações como: o menino casca grossa, o menino maluco que se inscreveu no profissional, o doido que competiu de speed (referência da bike). Para ele, “foi uma honra do tamanho do mundo competir do lado de profissionais e atletas olímpicos… meus ídolos, os caras nos quais me inspiro todos os dias! ”.

Fotos : @marcelorypl @professionaltriathletesorg/ @luizfotografia @rodrigocuri.pf /correndoprafoto.com.br

40 COMENTÁRIOS

  1. As pessoas costumam falar que “Brasília exporta excelentes atletas”. Uma reportagem bacana como essa mostra que nossos atletas não precisam ser exportados para dar resultado. Brasília e triathlon, em especial, andam juntos de mãos dadas… Os nossos triatletas são guerreiros! Mas para um sonho olímpico falta estrutura, incentivo e patrocínio. O governo do DF precisa ter um olhar diferenciado para os nossos atletas. Vamos transformar essa realidade e colocar nossa cidade lá no topo!!!

  2. Gigante, raçudo !!! Chegou rápido no alto rendimento e vai longe! Gostei muito da reportagem. Sempre penso em como começou e pelo que passou um atleta que chega nesse nível. Todos queremos saber do dia a dia, dos treinos, das dores, da preparação física, do psicológico, das dificuldades de apoio e patrocínio… enfim! Parabéns Gomide e Leandro Macedo e escrevam mais sobre essa parceria incrível!! Brasília precisa conhecer e valorizar esses guerreiros que nascem nessa terra abençoada!

  3. Em Brasília nasceu esse grande atleta! Foi sob nosso céu azul e em nossas ruas que ele treinou!

    Venceu! Com esforço próprio e apoio da família.

    Que o governo e grandes empresários possam olhar para esse grande talento!

    Vai, Thiago, ganha o mundo e mostra o que Brasília tem de bom!

    Sucesso sempre!

  4. Acompanho esse super atleta desde sua chegada à equipe do Leandro Macedo. Sou testemunha da sua perseverança e da notável evolução ao longo desses anos. Uma honra treinar com você, Gomide!!!!

Deixe uma resposta