XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Com data definida, a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorrerá de 20 a 23 de maio em Brasília. O Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), organizadora do evento, aprovou o calendário e em breve a entidade abrirá as inscrições, com ampla divulgação.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, reforça a importância histórica da Marcha, que tradicionalmente reúne gestores municipais em Brasília para expor a realidade nos Municípios brasileiros e buscar melhorias para o atendimento da população.

Realizada desde 1998, a Marcha é considerada o maior evento político da América Latina em número de autoridades e alcançou um número recorde de participantes em 2023, com mais de 10 mil inscritos.

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é um espaço de diálogo entre as esferas municipal e nacional, reunindo as principais autoridades do país para debater questões federativas, programas de governo, distribuição de receitas e outros temas relevantes. Presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados, além de ministros, estão entre os convidados.

Muitas das principais conquistas do movimento municipalista resultaram de debates encabeçados na Marcha da CNM. Entre elas, destacam-se a criação de repasses adicionais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), da taxa de iluminação pública e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), bem como os repasses bilionários da arrecadação com volume excedente da cessão onerosa da Petrobras em áreas não concedidas do pré-sal.

A divulgação antecipada da data do evento permite que gestores locais e interessados se planejem para participar. Além da agenda política, a programação da Marcha inclui seminários, atendimentos técnicos com a equipe profissional da CNM e uma Feira de Exposições.

Últimas