O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi “positiva”. O encontro, realizado por videoconferência na manhã desta segunda-feira (6), contou com a participação de Haddad e de outras autoridades do governo brasileiro.
Segundo o ministro, o Palácio do Planalto deve divulgar, em breve, uma nota oficial com os detalhes da conversa entre os dois presidentes.
“Vai sair uma nota do Palácio sobre o tema, dando os detalhes que foram pactuados. O presidente recomendou a divulgação de uma nota. Combinamos de que a nota vai ser a expressão. Foi positiva”, declarou Haddad a jornalistas, na portaria do Ministério da Fazenda, logo após o fim da reunião.
O diálogo faz parte das tratativas conduzidas pelos dois governos desde a Assembleia Geral da ONU, em setembro, quando Lula e Trump se encontraram informalmente nos bastidores. Na ocasião, ambos destacaram que houve uma “boa química” entre eles.
O encontro desta segunda-feira reforça o esforço do governo brasileiro em manter o diálogo diplomático e comercial com os Estados Unidos, especialmente após a imposição de tarifas sobre produtos nacionais.
Com informações do Palácio do Planalto.