A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (10), uma operação que desarticulou uma organização criminosa responsável por aliciar e traficar mulheres brasileiras para exploração sexual na Europa. A ação resultou na prisão de quatro suspeitos no Brasil e no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Segundo a PF, o grupo atuava atraindo mulheres no Brasil, organizando o envio delas ao exterior e impondo, já na Espanha, um regime de ameaças e condições degradantes para obrigá-las à exploração sexual. Ações simultâneas realizadas em Álava, na Espanha, com apoio da Interpol, também levaram à prisão de dois integrantes da quadrilha no país europeu.
As investigações apontam que a organização criminosa movimentou mais de R$ 40 milhões com o esquema. O caso foi apurado em cooperação com a Polícia Nacional da Espanha, por meio do Centro Especializado de Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes da Ameripol.
A operação reforça a preocupação das autoridades com o avanço das redes de tráfico internacional de mulheres e destaca a necessidade de fortalecimento de políticas de prevenção e proteção das vítimas.


