Ministro do Turismo Celso Sabino anuncia saída após ultimato do União Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (19) que deixará o cargo. A decisão ocorre após o União Brasil dar prazo de 24 horas para que filiados pedissem exoneração de funções no governo federal, reforçando o afastamento da sigla da base aliada.

Sabino, deputado federal pelo Pará, ocupa o cargo desde julho de 2023 e estava envolvido na organização da COP30, que será realizada em Belém. Ele afirmou que entregará sua carta de demissão após o retorno de Lula de Nova York, onde participará da Assembleia Geral da ONU.

A saída ocorre em meio a investigações sobre o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, suspeito de ligação com a organização criminosa PCC, acusações que ele nega. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, repudiou a nota do partido, classificando as acusações de “infundadas e levianas”.

O governo federal já inicia a busca por um novo titular para o Ministério do Turismo, em meio à preparação de eventos internacionais importantes.

Últimas